Prefeitura de Mossoró realiza mamografia em mulheres da comunidade rural do Jucuri

Prefeitura de Mossoró realiza mamografia em mulheres da comunidade rural do Jucuri
Prefeitura de Mossoró realiza mamografia em mulheres da comunidade rural do Jucuri

Cerca de 25 mulheres do Jucuri foram beneficiadas com a realização dos exames no Hospital Wilson Rosado, custeados pela Prefeitura de Mossoró

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dando continuidade à programação Municipal do Outubro Rosa, ofertou nesta quarta-feira (28) mais um dia de realização de mamografias na zona rural.

Cerca de 25 mulheres do Jucuri foram beneficiadas com a realização dos exames no Hospital Wilson Rosado, custeados pela Prefeitura de Mossoró. O Município disponibilizou um ônibus para realizar o transporte de ida e volta com as mulheres, assegurando todas as condições de logística e alimentação. Várias outras comunidades rurais já foram beneficiadas com essa ação.

A dona de casa Rita Paula Gomes Cavalcante, de 58 anos, da comunidade rural Barreira Vermelha, reconheceu o empenho do Município em buscar ampliar e garantir os atendimentos da comunidade rural. “É uma ótima iniciativa. Muita gente não vem pelo sacrifício do transporte. Hoje é um luxo, porque teve carro pra buscar e deixar a gente, teve a merenda e esse incentivo para a gente se prevenir. Para ter um bom futuro temos que ter prevenção.”, afirmou Rita Cavalcante.

Rita Martins, de 66 anos, do Jucuri, aposentada, disse que sempre busca se prevenir e gostou da oportunidade de fazer o exame com um bom atendimento. “Estou achando muito importante essa ação. Eu sempre fiz os exames, mas dessa vez foi diferente porque juntou todas nós.

Quando minha agente de saúde falou eu já disse que queria ir e não tive nenhuma dificuldade. Estou sendo bem atendida e acho que toda mulher deve fazer a mamografia. É o meu conselho que eu dou”.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Suiann Costa, explicou que a Secretaria de Saúde planejou toda essa ação e que a Saúde de Mossoró ganha muito com iniciativas como essa. “Nós tivemos essa ideia para facilitar o acesso para as pessoas da zona rural. As vezes elas enfrentam algumas dificuldades por questões econômicas e perdem de realizar exames por isso. Foi uma ideia brilhante que estamos conseguindo realizar.

Eu estou emocionada, porque esse momento foi pensado para elas. As mulheres que aqui realizaram a mamografia e for detectada alguma anormalidade elas já vão ser encaminhadas para consulta agendada com especialista. A Saúde de Mossoró só ganha com esse momento”, afirmou Suiann.

Compartilhe esta postagem:

Publicidade