Município de Mossoró tem bom potencial de expansão

Município de Mossoró tem bom potencial de expansão
Município de Mossoró tem bom potencial de expansão

Mossoró está entre as cidades nordestinas onde há maior potencial de expansão de lojas de franquias, apontam investidores consultados pelo jornal Valor Econômico, o maior diário de economia do País.
A capital do Oeste está num time de municípios de médio porte que tem despolarizado serviços das capitais, junto Sobral (CE), Imperatriz (PE), Petrolina (PE), Feira de Santana (BA), Campina Grande (PB) entre outras.
Em entrevista ao jornal, José Carlos de Souza, diretor do curso de idiomas CNA, já veio para Mossoró apostando nesse mercado.
Ele disse que a região Nordeste despontou como das mais interessantes para expansão de negócios nos últimos cinco anos. Tanto é que a rede abriu uma sede regional no Recife (PE), de onde tem investido ainda mais na região, que já representa 9% do total de seus estabelecimentos.
“Identificamos mais de 160 oportunidades nos próximos cinco anos. Há um movimento contínuo na região de ascensão das classes, o que favorece o investimento pessoal em educação”, disse Souza.
Outra rede que disse pretender investir na segunda maior cidade do RN é a 5àSec, que oferece serviços de lavanderia e já conta com lojas em Natal.
Também ao Valor, Meire Gomes de Carvalho, diretor-comercial da franquia, disse: “Temos lojas em cidades como Petrolina e Caruaru (PE), Itabuna e Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB). E estamos buscando oportunidades em Sobral (CE), Mossoró, Imperatriz (MA) e Arapiraca (AL)”.
De acordo com o diretor, a 5àSec tem 420 lojas no País, sendo 47 instaladas e seis em fase de instalação em Estados nordestinos.
Estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que municípios nordestinos têm mantido crescente sua presença no mercado nacional, apesar da desaceleração da economia, e conta atualmente com 188 redes franqueadas, o que corresponde a 7,7% do mercado nacional.
Ainda conforme a pesquisa, existem cerca de 2,9 mil lojas de franquias na região – 2,8% do total de estabelecimentos franqueados do País.
Entre 2011 e 2012, houve crescimento de 19,7% no número de redes que aqui se estabeleceram e de 42% no mesmo período de instalação de unidades.
Outra análise, feita pelo Sebrae, aponta que os segmentos mais procurados por aqui são os relacionados a esporte, saúde, beleza e lazer, que, juntos, respondem por quase 30% do mercado.
Seguem na preferência dos nordestinos o setor de alimentação, com 16,7%, e o de educação e treinamento, 12,6%.

Compartilhe esta postagem:

Publicidade