Mossoró supera meta e registra maior nota do Ideb da história na Rede Municipal de Ensino

Mossoró supera meta e registra maior nota do Ideb da história na Rede Municipal de Ensino
Mossoró supera meta e registra maior nota do Ideb da história na Rede Municipal de Ensino

O vereador professor Francisco Carlos comemorou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Mossoró divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação. 

 

A Rede Muncipal de Ensino de Mossoró atingiu 5.9 de Ideb em anos iniciais (1º ao 5º ano) em 2019, sendo a maior nota da história da cidade desde que o Ideb foi criado pelo MEC no ano de 2005. A meta determinada para o ano passado era de 5.2 para as Escolas Municipais. A média de Mossoró foi superior ao resultado alcançado pela Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, que foi de 5.7.

 

O professor Francisco Carlos exaltou o excelente resultado da Rede Municipal de Ensino nas séries iniciais. "Ficamos felizes em saber que o trabalho desenvolvido com dedicação e competência por centenas de professores e professoras mostra que estamos no caminho certo para promover uma educação inclusiva e de qualidade. Parabenizo todos os profissionais da educação e estudantes por essa conquista. Sou professor, membro do Conselho Municipal de Educação e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. Acredito e defendo que a educação liberta e transforma o ser humano”, comemorou o professor. 

 

Francisco Carlos ainda destacou resultados expressivos das Escolas Municipais Rotary e Francisco Morais Filho por terem atingido Ideb de 7.1, resultado bastante superior à média municipal e bem à frente da maior nota obtida na Rede Estadual em Mossoró, que foi de 6.6, resultado alcançado pela Escola Estadual Francisca Martins de Souza, a qual o vereador também parabenizou pelo excelente resultado.

 

SÉRIES FINAIS (6º A 9º)

 

Embora o resultado das séries finais (4.7) tenha ficado abaixo da meta estabelecida (4.9), é importante destacar que a Rede Municipal de Ensino Superou a Rede Estadual, que alcançou um resultado de 3.5, para uma meta de 4.6.

 

Além disso, o resultado geral do município de Mossoró (todos os sistemas de ensino avaliados) foi de 3.9, para uma meta de 4.7, evidenciando que, no contexto, o resultado obtido pela Rede Municipal para as séries finais também foi muito bom.

 

IDEB

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Variando de 0 a 10, quanto maior o desempenho e aprovação anual do aluno maior será o Ideb.


O Inep produz os dados necessários para monitorar o desempenho da educação no Brasil a cada dois anos. Estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Português e Matemática. Os dados de fluxo escolar (indicador “taxa de aprovação”) são verificados a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Compartilhe esta postagem:

Publicidade