Hospital Rafael Fernandes vacina contra Hepatite B neste sábado

Hospital Rafael Fernandes vacina contra Hepatite B neste sábado
Hospital Rafael Fernandes vacina contra Hepatite B neste sábado

Carla Albuquerque / Da Redação

Para marcar o Dia Mundial contra Hepatites Virais comemorado dia 28 de julho o Hospital Regional Rafael Fernandes em Mossoró realiza neste sábado (27) o dia de vacinação contra hepatite B tendo como público alvo adultos até 49 anos de idade. A vacinação acontece das 7h ás 17h no HRF.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital, Grináuria de Sousa Maia Porto a hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

“No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por esta razão, é importante ir ao médico regularmente e realizar os exames de rotina que detectam a hepatite”, disse  Grináuria

No mundo a hepatite C é a que mais acomete as pessoas, aproximadamente 3% da população mundial, 170 milhões de pessoas, são portadores do tipo da doença. A hepatite C é considerada a principal causa de transplante de fígado em países desenvolvidos e responsável por cerca de 60% das hepatopatias crônicas.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. O registro é fundamental para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Compartilhe esta postagem:

Publicidade