Em palestra no Exame Fórum Nordeste, governadora destaca potencialidades do RN

Em palestra no Exame Fórum Nordeste, governadora destaca potencialidades do RN
Em palestra no Exame Fórum Nordeste, governadora destaca potencialidades do RN

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Rio Grande do Norte e suas potencialidades econômicas foram tema da apresentação da governadora Rosalba Ciarlini durante palestra proferida no I Exame Fórum Nordeste, evento da editora Abril, realizado na tarde desta terça-feira (13), em Recife (PE). O evento reuniu executivos, empresários e autoridades que comprovaram as oportunidades surgidas no Nordeste, que na última década teve uma alta no Produto Interno Bruto (PIB) de 60%.

Durante o painel dos governadores, com participação também dos chefes do Executivo da Bahia, Jaques Wagner, de Pernambuco, Eduardo Campos, e da Paraíba, Ricardo Coutinho, a governadora mostrou as principais ações do RN para o desenvolvimento em diversas áreas. Como exemplos, Rosalba Ciarlini falou sobre o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, primeira concessão privada feita pelo Governo Federal, fornecimento de gás com redução de impostos para indústrias instaladas no RN, potencial mineral do Estado, fruticultura irrigada, porto de Natal e melhorias na infraestrutura de estradas para escoamento da produção.

Em sua apresentação, a governadora lembrou da união da bancada do RN para concluir um dos principais equipamentos dos últimos 30 anos no Estado. O aeroporto de São Gonçalo, idealizado na década de 1970, mas que há 14 anos teve sua construção iniciada, ganhou traços de conclusão apenas no ano passado, quando licitada a construção do terminal de passageiros e assinada a ordem de serviço.

“O RN está abrindo uma grande fronteira com o aeroporto de cargas e passageiros. Uma construção toda voltada para o desenvolvimento industrial, que será concluído em 2014, e que contou com a união dos nossos representantes em Brasília para consolidar essa obra. Com o aeroporto, estaremos mais próximos de todos os principais mercados mundiais como o europeu, asiático e da América do Norte”, disse a governadora.

Outras obras de infraestrutura apresentadas por Rosalba Ciarlini foram a melhoria do porto de Natal, com a dragagem e consequente ampliação da capacidade para receber maiores embarcações e a expansão da malha viária. Com o auxílio do Governo Federal, 300 km de novas rodovias estão sendo concluídas e 2.600 km recapeados. Entre as principais delas estão a conclusão da duplicação da BR-101 e início da duplicação da BR-304, além da retomada das obras das BR-110 e BR-226, ambas com prazo de conclusão para o final de 2013.

A segurança hídrica também foi abordada pela governadora, uma vez que o Nordeste enfrentou em 2012/2013 a pior seca dos últimos 60 anos. Por isso, a instalação de mais de 700 km de adutoras no RN e a construção de barragens, barragens subterrâneas, perfuração e equipagem de poços, instalação de cisternas. “Ações como essas vão permitir criar um ambiente que, mesmo na época de seca, a população não sofra tanto com as consequências de uma estiagem como a que enfrentamos”, falou a governadora, lembrando que é possível a convivência com a seca e citou como exemplo o semi-árido potiguar, principal responsável pela exportação de fruta para o mundo.

A governadora destacou também a participação do Banco Mundial nos principais projetos para fomento de áreas menos favorecidas do RN, o investimento do Estado em energia eólica, que detém 35% do potencial de energia eólica autorizada a funcionar no Brasil e Financiamento de até 75% do ICMS, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI);

Sobre o evento, a governadora fez um balanço: “Podemos dizer que muita coisa mudou, mas posso destacar que a maior mudança foi a política, que vai fazer o Nordeste avançar muito mais. Os políticos estão vendo que é necessária a resolução de questões obrigatórias, mas tudo isso para projetar um futuro com ações estruturantes e reais para fazer o Nordeste, assim como RN, mais forte para alavancar o crescimento do Brasil. O Exame Fórum é muito importante porque nos dá a oportunidade de somar forças com outros estados nordestinos, com o empresariado e com  investidores para alavancar o desenvolvimento do Nordeste”, encerrou a governadora.

 

Fotos: Ivanízio Ramos

Compartilhe esta postagem:

Publicidade