Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado (19) nas Unidades Básicas de Saúde

Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado (19) nas Unidades Básicas de Saúde
Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado (19) nas Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró vai abrir neste sábado (19) as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e a UBS Luiza Vanessa na Maísa, zona rural, para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha é voltada, neste primeiro momento, preferencialmente para crianças de 6 meses a menores de 5 anos que não tenham se vacinado. Os horários de vacinação vão ocorrer das 8h às 17h sem fechar para almoço.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vai acontecer em duas etapas. A primeira entre os dias 7 e 25 de outubro para, preferencialmente, crianças de 6 meses a menores de 5 anos que não tenham se vacinado, tendo o Dia D de mobilização nacional no dia 19 de outubro. A segunda no próximo mês, de 18 a 30 de novembro, para jovens e adultos de 20 a 29 anos que não tenham se vacinado, com o Dia D no dia 30. A Secretaria de Saúde recebeu 3.000 doses extras para esta fase da Campanha contra o Sarampo.

De acordo com uma estimativa do Ministério da Saúde (MS), 2.991 crianças devem ser imunizadas durante o período de Campanha na cidade. A Secretaria de Saúde deve atingir, pelo menos, 95% de cobertura vacinal desse público. O MS não informou o quantitativo a ser imunizado do público adulto. O coordenador das Imunizações Municipal, Etevaldo de Lima, esclarece que essa Campanha contra o Sarampo é mais uma iniciativa do Ministério da Saúde para fazer com que as pessoas procurem as UBSs para se vacinar.

“É uma campanha seletiva que vai vacinar aquelas pessoas que não tem esquema de vacinação completo ou que precisam completar. Se estou em dia com minha vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, não preciso tomar. Agora, se estou com o esquema incompleto preciso completar e se não tiver tomado nada vou receber a vacina de acordo com a minha faixa etária. Essa campanha é uma intensificação para que as pessoas que não se vacinaram venham se vacinar.”, explica o coordenador das Imunizações, Etevaldo de Lima.

Compartilhe esta postagem:
Publicidade